Vila Sustentável 2024

Prázo máximo
mínimo de investimento

Investimento para um Crescimento Saudável

Investir na Vila é investir no crescimento sustentável e saudável, com um retorno valioso para a sociedade, para a comunidade da Vila e para quem investe que fica com uma rentabilidade. O processo é simples, o potencial é imenso.

Espaços para tudo no meio de natureza

Investir em salas abertas para os jardins que permitem vivenciar o ritmo de inspirar e expirar

Construir um currículo inovador

Investir na criação de currículo inovador, nas várias dimensões da aprendizagem e da vida, para chegarmos a um produto educativo único com potencial para se estender a todos os ciclos e secundário. Em 2024/25 será a abertura do 2º Ciclo.

Regenerar a natureza na cidade e na Vila

Investir na regenaração de espaços verdes abandonados há décadas tornando-os ambientes saudáveis

Requisição de investimento

7% Juros anuais (pagos semestralmente)

Dados pessoais

Perguntas Frequentes

O crowdloaning da escola é uma iniciativa para angariar fundos para um investimento específico da escola, através de empréstimos feitos por indivíduos ou entidades.
O/as investidore/as emprestam dinheiro à escola e, em troca, recebem pagamentos de juros semestrais, com o capital emprestado a ser devolvido no final do prazo seleccionado, de forma a  proporcionar a máxima rentabilidade.

O Capital angariado nesta ronda de Investimento será investido:

– Em infraestruturas e espaços no jardim da Vila, na Bela Flor e em custos dos projectos de especialidades para as construções.

– Na criação de currículo inovador para o 1º e 2º Ciclos a preparação do 3º ciclo.

Não, todos os montantes investidos são utilizados para os objectivos assumidos e os contratos de mútuo ficam de imediato activos e válidos.  Ao chegarmos ao total dos 300 mil euros angariados a ronda de investimento de 2024 fica concluída e fecha.

A Vila elabora e envia um relatório anual resumo para investidore/as.

O montante mínimo para investir é de 100€ e o montante máximo é de 24.000€.

Os investidores podem escolher prazos que variam entre 2 a 7 anos.

O retorno do investimento é calculado com base numa taxa de juros anual de 7%, paga semestralmente. O valor total de juros recebidos dependerá do montante investido e do prazo escolhido.

O risco está relacionado com o pagamento do capital e juros a cada investidor/a, pela Vila. É assinado um contrato entre investidor/a e Vila com juros associados de valor legal e todas as responsabilidades assumidas. A Vila tem bens que reforçam a capacidade de retorno seguro, além da sua operação em funcionamento e em crescimento.

Sim, haverá uma retenção semestral de impostos de 28% sobre os juros, aplicável para IRS/IRC.

A necessidade de fornecer diversos dados pessoais e financeiros ao fazer um investimento em um projeto de crowdlending, está relacionada  com os requisitos legais de um Mútuo Contratual, segurança financeira e administrativa. Aqui estão os principais motivos:

1. Cumprimento de Requisitos Legais e Regulatórios:
Prevenção de Lavagem de Dinheiro: Instituições financeiras e projetos de financiamento coletivo são obrigados a aderir a regulamentos estritos para prevenir a lavagem de dinheiro. Isso inclui a verificação da identidade dos investidores.
Conformidade Fiscal: A retenção de impostos sobre os juros e a necessidade de reportar essas transações às autoridades fiscais exigem dados precisos dos investidores.
2. Segurança e Verificação da Identidade:
A coleta de informações como nome, número do Cartão de Cidadão (CC), validade do CC, e Número de Identificação Fiscal (NIF) ajuda a verificar a identidade do investidor, protegendo tanto o investidor quanto a escola contra fraudes.
3. Execução e Gestão do Contrato:
Dados pessoais e financeiros são essenciais para a elaboração do contrato de mútuo, facilitando a administração correta do acordo, incluindo pagamentos de juros e reembolso do capital.
Os IBANs para origem do investimento e para pagamento de juros e capital são necessários para processar as transações financeiras de forma segura.
4. Comunicação e Suporte:
Informações de contato, como endereço e email, são vitais para manter os investidores informados sobre o status do seu investimento, atualizações do projeto e para fornecer suporte quando necessário.
5. Personalização e Eficiência:
Coletar dados específicos permite que a organização administre o investimento de forma eficiente e personalizada, garantindo que as necessidades e preferências de cada investidor sejam atendidas de acordo com os termos do investimento.
Em resumo, a coleta desses dados não apenas cumpre com as obrigações legais e regulatórias, mas também assegura a transparência, segurança e eficácia do processo de investimento. É crucial que esses dados sejam manuseados com o mais alto nível de segurança e privacidade, em conformidade com as leis de proteção de dados aplicáveis.

Após preencher o formulário de investimento nesta página web, clique no botão ‘Submeter’. Receberá por e-mail o contrato de mútuo preenchido e assinado, que deverá ser devolvido assinado, juntamente com o comprovativo de transferência do montante a investir, para o email indicado.

O contrato de mútuo começa após a receção da cópia assinada do contrato e do comprovativo de transferência do montante a investir.

Na página web, haverá uma imagem representando o objetivo total de 300 mil euros, que será preenchida visualmente à medida que os empréstimos forem sendo recebidos, para que todos possam acompanhar o progresso da angariação de fundos.

Enviando um email ou contactando por telefone, de forma a agendar uma visita.